COMO A SÍNDROME DE BURNOUT PODE AFETAR NO FUTURO DOS TRABALHADORES?
O que é a Síndrome de Burnout? Como saber se estou com Burnout? Como fazer para preveni-lo? Na síntese que apresento, algumas perguntas como essas são expostas para tentar explicar um pouco do que acontece quando nós nos submetemos a condições extremas de trabalho, fazendo com que nos sintamos sobrecarregados, exaustos e ansiosos.
Eu decidi investigar este problema, pois estava muito interessada em motivos para as pessoas acabarem com suas vidas cometendo suicídio. Mas eu não queria motivos “comuns” ou já conhecidos, eu queria descobrir coisas que poucas pessoas falam sobre esse tema. Foi aí que me deparei com a Síndrome de Burnout. Eu me interessei, porque, sinceramente, nunca havia ouvido falar de algo assim e achei que iria ser interessante mostrar às pessoas um dos muitos motivos não falados que volta e meia faz com que seus colegas se afastem do trabalho.
Ao investigar o tema, me intriguei sobre como tudo isso poderia interferir no futuro dos trabalhadores. No meu campo de pesquisa, tento explicar um pouco do que acontece quando nós nos submetemos a condições extremas de trabalho, fazendo com que nos sintamos sobrecarregados, exaustos e ansiosos, e expondo também as causas e consequências de hábitos diários que nos parecem inofensivos, mas que nos trazem grandes prejuízos.
A Síndrome de Burnout já é um grande problema na nossa sociedade brasileira atual, impactando na vida de cerca de 30% dos trabalhadores, sendo eles a maioria jovens com menos de 30 anos, e como dizem: “os jovens são o futuro do país”.
Mas você já se perguntou “como eu fico com isso”, ou talvez “o que é isso?”. No final, são perguntas simples de se responder, pois ambas se resumem em: estresse ocasionado pelo trabalho. Você pode até achar que “é frescura”, ou “não é doença de verdade”, mas esta foi considerada uma doença ocupacional pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Diante dessa síndrome extremamente atual, me parece fazer sentido trazer à tona este tema, pois como sou uma adolescente que logo estarei no mercado de trabalho, é interessante que eu e outros jovens entendam da grande relevância deste problema.