Existem uma série de problemas de saúde mental relacionados ao trabalho, como o estresse, a ansiedade, a depressão, entre outros. Dentro de ambientes cada vez mais competitivos, o cuidado psicológico é fundamental, tanto para o bem estar dos colaboradores, quanto para o seu próprio rendimento (que reflete diretamente no desempenho da empresa). Porém, muitas vezes é difícil para a empresa identificar, de forma preventiva, pessoas que necessitam de um maior cuidado.
Assim, o objetivo do projeto é colaborar nessa questão depois de, pessoalmente, vivenciar muitos colegas de trabalho passando por problemas do tipo sem, na maioria das vezes, receber qualquer apoio.
A falta de apoio pode algumas vezes ser creditada à omissão, mas geralmente se deve ao desconhecimento ou não identificação do problema por parte da gestão ou direção. Estas mudanças de comportamento podem ser de difícil detecção e estarem subtendidas dentro de um gesto, uma ação, uma palavra. Quando convivemos no dia a dia com colegas, temos uma maior facilidade de perceber alterações.
Portanto, a ideia é o desenvolvimento de um aplicativo onde qualquer colaborador possa, de forma totalmente anônima, realizar um apontamento comportamental de um colega, indicando um possível problema detectado naquele dia (tristeza, cansaço, queda no rendimento, irritação, violência, etc). Esta avaliação se dará de forma simples, apenas com o uso de emojis significativos (pensando no quesito usabilidade) e sem descrições textuais que poderiam dar indicativos de situações que permitam identificar quem realizou a mesma. O mesmo aplicativo irá compilar as avaliações para os gestores responsáveis, emitindo alertas quando muitos colaboradores, dentro de um período determinado de tempo, apontarem alterações comportamentais do mesmo colega.
Pretendemos, deste modo, entregar uma ferramenta que possa agregar na identificação de problemas relacionados à saúde mental e comportamental dos colaboradores. Isto permitirá à empresa agir de forma preventiva com conversas para o entendimento da situação, executar ações de conscientização ou intervenções pontuais, pensando na criação de um ambiente acolhedor, seguro e que garanta o bem-estar de todos.