APLICATIVO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DE PESSOAS SURDAS, UTILIZANDO RECURSOS DE IMAGEM, LIBRAS E L

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Desenvolvimento de Software

Atualmente no Brasil, temos cerca de 10 milhões de pessoas portadoras de deficiência auditiva e por mais que hajam diversos programas e ONG’s que buscam a inclusão dessas pessoas, tanto no mercado de trabalho quanto nos ambientes escolares, apenas 46? pessoas surdas conseguem completar o ensino fundamental, 15% o ensino médio e apenas 7?concluem o curso superior, enquanto mais de 32% não possuem nível algum de instrução. Analisando esses dados buscamos identificar se haviam outros métodos, além da utilização de um intérprete de libras, o que, além de caro e de difícil aplicação, para a maioria dos alunos não é viável por ser uma atividade muito cansativa, ou aparelho auditivo no caso de deficiência auditiva parcial, para facilitar o aprendizado no caso do aluno possuir qualquer nível de deficiência auditiva, Atualmente existem recursos os quais fazem a transcrição da fala para texto ou libras, porém sua utilização esbarra no custo elevado e por não atender totalmente o aluno, principalmente em áreas do conhecimento onde são utilizados termos técnicos, com difícil tradução, tais como vaso de pressão, planta industrial, corrente elétrica, becker, entre outros . Um aplicativo que mesclasse tanto a tradução em libras, transcrição em texto, quanto um vocabulário técnico associados às imagens desses itens, possibilitaria que um número maior de alunos com deficiência auditiva tivesse um melhor aproveitamento do aprendizado, tanto no ensino fundamental e médio, como nos cursos profissionalizantes e superiores. Baseado nisso, o objetivo do projeto se dá na criação de um aplicativo por meio de programação de marcação HTML e CSS, e diferentes linguagens de programação JavaScript, python, entre outros, capaz de reconhecer a voz de um professor e transcrever toda sua fala em um documento de texto, em uma animação 3D em libras, além de reconhecer palavras chave e termos técnicos previamente definidas e disponíveis em uma biblioteca do aplicativo e apresentá-las em tempo real ao espectador da aula, em um smartphone ou computador, sem que o professor necessite ensinar ao intérprete, para que esse (a) repasse ao aluno. O aplicativo foi testado utilizando uma base de dados elaborada para atender o contexto da mecânica industrial, usando termos específicos da área, mostrando resultados satisfatórios no que diz respeito à facilidade de utilização por parte dos docentes e de boa assimilação dos termos técnicos por parte dos alunos surdos.

Participantes

GUILHERME DALSSASSO

SANDRO ROBERTO DOS SANTOS GONÇALVES JUNIOR

Alexandre Silveira de Paula

Escuela

Plinio Gilberto Kroeff

Brasil-RS-São Leopoldo