Free Learning: dos jogos digitais de entretenimento, para os jogos de aprendizagem

Free Learning

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Divulgación Científica

O jogo é uma atividade que chama atenção de pessoas de várias faixas etárias, apresentando comprovadamente diversos benefícios no desenvolvimento físico, motor e intelectual. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os jogos também foram evoluindo, alcançando os espaços digitais e virando um grande sucesso também no mundo da internet. Hoje, os jogos online estão muito presentes na vida dos jovens e esse é um aspecto que merece atenção, haja vista, que é necessário se discutir quais são as influências que eles podem trazer aos seus usuários. Nesse sentido, vários são os trabalhos na literatura que destacam o seu caráter positivo em diversas áreas, inclusive na educação. Contudo, e se eles também apresentarem pontos negativos? Mais especificamente, se tiverem alguma relação com o baixo rendimento escolar? Dessa forma, o presente trabalho surgiu na perspectiva de discutir e analisar essa indagação, principalmente, no que diz respeito à possível relação existente entre o uso constante dos jogos de entretenimento e o fracasso escolar de seus usuários. Para tal, a abordagem metodológica desse estudo tem por princípio a pesquisa qualitativa, desenvolvendo-se por meio de uma pesquisa-ação, de natureza interpretativa e interventiva, tendo como ambiente de análise a Escola Estadual Rui Barbosa. Quanto a análise dos dados, estes permitiram evidenciar a interferência negativa dos jogos de entretenimento sobre alguns alunos da instituição em questão, interferindo assim em seu processo educacional. Com isso, como proposta de intervenção, pensou-se na criação de jogos digitais voltados ao apoio didáticos desses educandos, visando o desenvolvimento, assim como, fortalecimento de sua aprendizagem.

Participantes

RAFAELA FERNANDES DA SILVA

SUYANE ADRIANA FERNANDES DE SOUZA

Victor Silva do Carmo

Escuela

Escola Estadual Rui Barbosa

BRASIL-Rio Grande do Norte-Tibau